Atividade Física

5 tipos de exercícios físicos para melhorar o condicionamento físico

Praticar exercícios físicos é uma das tarefas essenciais para se manter a qualidade de vida e a motivação em alta, mas muitas pessoas têm dificuldade em iniciar qualquer tipo de atividade aeróbica por causa de problemas com o condicionamento físico. Como a disposição e o fôlego de quem nunca se exercitou, ou que tinha pouca prática aeróbica, não são considerado muito bons, vamos disponibilizar aqui alguns exercícios físicos que você pode fazer para melhorar seu condicionamento físico e, enfim, praticar sua atividade sem maiores dificuldades. Confira!

1. Faça corridas mais fortes com intervalos curtos de descanso

A melhor atividade aeróbica para se melhorar o condicionamento físico é a prática de caminhadas ou corridas, já que elas trabalham a musculatura de quase todo o corpo, ativando o sistema cardiovascular e respiratório. Mas ninguém inicia uma rotina de atividades físicas com a capacidade de correr por longos períodos sem sentir dificuldades, por isto uma boa maneira de começar é intercalar caminhadas ou corridas leves com períodos de caminhadas ou corridas mais intensas. Desta maneira você estimula seu organismo a trabalhar em um ritmo mais forte por alguns minutos, já adaptando seu condicionamento físico.

2. Faça treinos em pisos inclinados

Terrenos inclinados demandam muito de nosso condicionamento físico, já que precisamos fazer muito mais esforço muscular do que quando o terreno é horizontal e sem grandes oscilações. O aumento do esforço muscular demanda maior atividade respiratória e cardiovascular, melhorando significativamente a resposta do nosso condicionamento físico. Por isso, tente fazer alguns treinos durante a semana em terrenos mais inclinados, seja na rua, na esteira ou na bicicleta ergométrica.

3. Aumente a intensidade do exercício na segunda parte da prática

Fazer exercícios em uma mesma intensidade durante toda a prática pode lhe ajudar a queimar algumas calorias, mas não vai ser suficiente para melhorar ainda mais o seu condicionamento físico. Para aumentar o estímulo físico é interessante intensificar o exercício a partir da metade do tempo do seu treino. Se você está caminhando durante 30 minutos, tente correr nos próximos 30; ou se está em um ritmo moderado na bicicleta ergométrica há 10 minutos, tente intensificar o exercício nos próximos 10 minutos. Assim você estimula seu organismo a melhorar o condicionamento físico ao longo da prática.

4. Faça pequenos circuitos de exercícios

Muitas pessoas têm dificuldade em intensificar a prática de algum exercício porque se sentem entediadas em fazer o mesmo tipo de atividade por um longo período de tempo. Para evitar o tédio ou o desânimo durante uma atividade física algumas academias e personal trainers elaboram circuitos de exercícios diferentes para ajudar a estimular a musculatura e o psicológico durante o treino. Estes circuitos geralmente são curtos (aproximadamente 30 minutos) e combinam vários exercícios de várias intensidades, trabalhando bem o estímulo cardíaco e muscular para valorizar a melhora de condicionamento físico.

5. Faça treinos de velocidade

Se você pratica corridas semanais mas não está vendo progresso no seu condicionamento físico, tente escolher um treino do dia para fazer exercícios de velocidade. Estes tipos de treino vão exigir bastante do seu condicionamento, exercendo uma carga maior na sua musculatura e no seu sistema cardiovascular. Realizando estes treinos alternados com sua prática regular de corrida você poderá perceber uma melhora significativa no seu condicionamento físico.

Mesmo com todas estas dicas de exercício em mãos, a melhor recomendação para melhorar seu condicionamento físico com segurança é procurar a ajuda de um profissional da área de educação física. Somente ele vai saber indicar qual exercício é ideal para você e em qual intensidade, beneficiando seu condicionamento físico e sua saúde. Não se esqueça também de que a melhora do condicionamento é um resultado de práticas regulares e consistentes de atividades físicas: deixar de praticar exercícios por algum tempo pode prejudicar seu resultado final.